Bem-estar dos funcionários: Dicas e benefícios

Trabalho e saúde: a relação entre bem-estar dos colaboradores e o aumento de resultado das empresas.

Ao contrário do que muitos pensam, o bem-estar dos colaboradores não é algo restrito a vida pessoal. Na verdade, a empresa pode contribuir significativamente para a satisfação dos profissionais – e colher resultados com essa boa prática.

Cuidar da saúde e do bem-estar dos funcionários é tão estratégico quanto desenvolver um produto ou serviço, administrar a saúde financeira ou pensar no plano de crescimento empresarial.

Quais os benefícios de cuidar da saúde dos colaboradores?

Evitar faltas por atestado: Quanto mais os colabores estiverem envolvidos em iniciativas que fomentam cuidados com a saúde física, mental e espiritual, menor será a frequência de faltas por atestado, consequentemente mais tempo o funcionário tem para exercer sua função – mais satisfeito e mais produtivo;

Elevar a produtividade: Colaboradores com disposição para desenvolver doenças ou que já possuam essas doenças estão propensos a produzirem menos. Outro fator, nesse caso, que diminui a produtividade é a preocupação com as despesas médicas;

Retenção de talentos, devido o sentimento de valorização e pertencimento;

Redução de turnover e consequente diminuição de custos com demissões e substituições;

Ganhos efetivos com o plano de saúde: Nenhum outro empenho em relação ao bem-estar do funcionário pode significar tanto quanto investir em um plano de saúde para seus funcionários. Basta ver a situação do sistema público de saúde (SUS). O colaborador se sentirá valorizado não só como força de trabalho, mas também como pessoa;

Reduz também a desmotivação, o estresse e os acidentes de trabalho.

O que é preciso fazer para alcançar um patamar satisfatório em relação ao bem-estar físico e mental dos meus colaboradores?

Inicialmente os gestores devem estar cientes de que a atuação corporativa no sentido do bem-estar deve começar ainda no processo de recrutamento e seleção, com a admissão de candidatos que são realmente alinhados com as expectativas da empresa. O segundo passo é manter essas práticas com o passar do tempo. As empresas possuem um grande desafio pela frente: elevar o Índice de Qualidade de Vida no Trabalho, que mede o nível de satisfação que um profissional possui em relação a sua função e ao ambiente de trabalho. Em 2018 esse índice estava em 6,21 (escala de 0 a 10). Sua empresa está pensando nisso?

Dicas práticas para alcançar o bem-estar dos funcionários

– Adote uma cultura forte, mas nunca muito rígida a ponto de deixar o colaborador desmotivado e pouco à vontade. Lembre-se, é importante que os valores da empresa sejam respeitosos e incentivadores, para que os funcionários possam inclusive se relacionar muito bem uns com os outros;

– O ambiente deve ser propício ao trabalho, com ferramentas e espaço adequado para o exercício das tarefas diárias. Por exemplo: se você tem um escritório e muitos colaboradores trabalham diariamente com um computador, verifique se a máquina possui as especificações mais adequadas para “rodar” os softwares que eles utilizam diariamente. Além disso é preciso implementar ações voltadas ao aspecto ergonômico.

Na prática, o funcionário deve ter momentos adequados para descanso, tem direito de ter uma cadeira confortável e ajustável e apoio para os pés, por exemplo;

– Estimular a criatividade dos colaboradores tem o efeito totalmente em relação a uma rotina totalmente repetitiva, rígida e imutável. Estimule seu corpo de funcionários e realizar ações que não estejam dentro das atividades principais. Adotar uma rotina flexível pode ser a saída para que cada colaborador possa se sentir adaptado a empresa. Cada pessoa possui uma rotina diferente, horários em que são mais produtivos. Seria possível implementar alguns dias na semana de home office para aquele funcionário que produz bem em casa, por exemplo?

– Controle o excesso de exigências para que seus funcionários não alcancem um alto nível de estresse corporativo. A OMS já destacou que estresse no trabalho vira doença e pode levar a uma síndrome, chamada de síndrome de burnout;

Portanto, limite as exigências feitas aos seus colaboradores e garanta que estejam de acordo com a capacidade de cada um. Ofereça treinamentos e cursos para aumentar a eficiência das atividades, além de mais autonomia.

Sua empresa está preparada para aplicar essas dicas?

Uma empresa deve ser sim um local lucrativo e, para isso, promover ações que beneficiem o bem-estar dos colaboradores é fundamental, visto que eles poderão exercer de forma adequada suas respectivas funções.

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