Saiba porque é importante fazer a manutenção do seu veículo

É muito importante cuidarmos do que conquistamos e com o carro não é diferente! Nós vamos te ajudar a conhecer os tipos de manutenção que você pode fazer no seu veículo e te explicar por que é tão importante fazer a manutenção dele.

Manter, ao pé da letra, significa fazer, permanecer em determinado estado, proteger, assegurar, reter e conservar. A manutenção, em todas as áreas, é a parte responsável por assegurar sempre em boas condições o funcionamento, o uso e o estado daquilo que está sendo mantido.

Na área automotiva não é diferente: os técnicos, ou mecânicos, têm a função de assegurar o bom funcionamento dos veículos, cumprindo procedimentos de variados tipos e utilizando diferentes ferramentas para que isso ocorra da melhor e mais eficiente forma possível.

Mas afinal, qual o verdadeiro sentido da manutenção?

Por que manter o veículo em boas condições é tão importante?

Primeiro, é preciso entender que existem três tipos principais de manutenção:

– A manutenção preventiva, que é aquela que é realizada periodicamente, checando e substituindo peças, mesmo se estas estejam em boas condições de uso. Assim como atualizando sistemas. Nesse tipo de manutenção o proprietário realiza conforme o manual de revisões do veículo, por exemplo. A cada determinada quilometragem, ou período de tempo, é preciso substituir itens como óleo lubrificante, filtros, fazer o rodízio e balanceamento de pneus, e alinhar a direção do veículo, estes são serviços preventivos.

– Manutenção preditiva é aquela na qual se verificam, baseando se em check-lists, peças e sistemas dos veículos, em períodos pré-determinados, porém substituindo aquilo que está realmente com indício de falha iminente, ou que está apresentando funcionamento irregular, por exemplo.

Por último, vem o tipo de manutenção mais oneroso ao proprietário:

– Manutenção corretiva. Aqui, os reparos, trocas e serviços são realizados após o problema ocorrer, seja este uma quebra de motor, uma falha nos freios, um amassado causado em colisão etc. É uma manutenção mais cara, que demanda mais tempo e frustra quem necessita, mas que pode ser evitada. Diante dos tipos de manutenção que podem ser realizadas nos veículos, já se pode ter uma boa noção da importância dela. Fazer inspeções preventivas e preditivas garante um risco mínimo de haver necessidade de alguma intervenção corretiva, visto que é necessário salientar que ninguém é isento de acidentes, que podem ocorrer a qualquer momento.

Porém, realizando manutenções periódicas, o risco cai bastante. Manuais de serviços trazem informações valiosas, sobre garantias, peças, especificações, períodos de manutenção básica e complexa, entre outras. Com base neles, os técnicos automotivos podem realizar as trocas preventivas, como de lubrificantes, fluidos de freio e arrefecimento, de filtros diversos, de pastilhas e discos de freio em desgaste acentuado, de peças com sinais de fadiga, entre outros serviços. Além disso, os manuais são um norte para que o proprietário esteja sempre atento ao veículo, mesmo que este não esteja mais no período de garantia, realizando serviços em autorizadas.

Ou seja, o manual de revisões também mostra o quão importante é a manutenção do veículo. Entre os muitos benefícios que existem em estar sempre com o veículo revisado e em boas condições, está a melhora ou manutenção do consumo de combustível, o bom funcionamento dos sistemas de segurança, do motor e do ar condicionado, a eficiência do sistema elétrico e o bom desempenho em estradas, quando se precisa retomar e acelerar mais, porém sempre com segurança e prudência.

E então, aprendeu tudo? Depois de ler tudo isso você já marca no calendário o dia da sua revisão e procura o manual que estava perdido na gaveta. Lembre-se, a manutenção veicular é importante de todas as formas, seja para manter o veículo em boas condições de uso e melhorar a sua vida útil, ou seja, para reparar e corrigir um problema que ocorra e venha a inutilizar o mesmo.

Caso seja um veículo novo, que ainda esteja coberto pela garantia do fabricante, realizar serviços nas autorizadas é de extrema importância. Porém, caso seja um veículo que já passou deste período, procurar centros automotivos de renome, ou credenciados a seguradoras é uma boa garantia de manutenções bem realizadas, respeito a você e ao seu veículo. Fique atento, esses cuidados podem prolongar por muitos e muitos anos a vida útil desse bem tão importante na vida das pessoas.

Fique atento, esses cuidados podem prolongar por muitos e muitos anos a vida útil desse bem tão importante na vida das pessoas.

Fala para gente o que mais você quer saber para te ajudar a cuidar do seu carro? Nós tiramos todas as suas dúvidas!

Quer ainda mais proteção? A Velas Corretora tem o serviço ideal para o seu carro, faça a cotação do seguro auto clicando aqui!

Compartilhe esse conteúdo:

Post anterior
Como se organizar hoje para envelhecer com tranquilidade financeira?
Próximo post
Seguro de Vida para profissionais autônomos, por que você deveria ter um?
Menu