“O seguro de vida é um contrato entre o titular da apólice de seguro e uma seguradora, em que a seguradora promete pagar a um beneficiário designado uma quantia em dinheiro em troca de um prêmio, com a morte de uma pessoa segurada.” Essa é a definição que o Google oferece quando se pesquisa sobre o que é o seguro de vida. Porém, nós vamos aprofundar mais esse conceito pois, atualmente, o Seguro de Vida é muito mais do que um simples contrato que garante indenização aos beneficiários em caso da falta (falecimento) do segurado.
O Seguro de Vida é um dos produtos securitários mais essenciais do mercado e aos poucos o brasileiro está conseguindo assimilar essa importância. Essa modalidade pode ser fundamental para garantir a estabilidade financeira e emocional das pessoas que você ama caso aconteçam imprevistos.
É importante citar que o Seguro de Vida não indeniza apenas os beneficiários do segurado, mas também o próprio segurado, que será beneficiado em casos de invalidez parcial, por exemplo.
Afinal, o que é o seguro de vida e qual o propósito dele?
O Seguro de vida é um instrumento de planejamento familiar que garante ao segurado algumas certezas. Dentre elas, de que a família estará amparada por uma indenização no caso de seu falecimento e de que ele próprio (o segurado) estará amparado em casos de acidente ou doença que possa eventualmente acometê-lo.
O Seguro de Vida pode englobar as coberturas abaixo, além da garantia básica (falecimento do segurado):
• Invalidez (parcial ou total; temporária ou permanente);
• Diárias por incapacidade temporária (DIT);
• Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas;
• Serviço de Assistência Funeral;
• Doenças graves;
• Seguro Viagem.
Todas essas garantias tem o propósito de prover proteção financeira em momentos de instabilidade. Mas claro, assim como outras modalidades de seguro, o Vida pode ou não conter todas as coberturas citadas acima. Nesse caso, as coberturas contratadas devem condizer com as necessidades específicas do segurado. Por esse motivo é tão importante ter, no momento da contratação de um seguro de vida, um corretor devidamente habilitado e experiente.
Não é exagerado citar que o seguro de vida cobre uma das únicas coisas das quais temos certeza nessa vida, a morte. A possibilidade de garantir que nesse momento será possível, pelo menos, promover a estabilidade financeira de seus familiares é que entra em questão.
Quais diferenciais de contar com um seguro de vida?
• Isenção de IR (atributo raro entre as transações financeiras);
• A indenização não é considerada herança – não entra no inventário em caso de falecimento do segurado e não está sujeito a cobrança de ITCMD;
• Garantia da continuidade da educação dos filhos;
• Quitação de imóveis financiados e de outras dividas;
• Indenização de alta liquidez após a solicitação de recebimento da cobertura, o que faz com que a família não fique desamparada por muito tempo;
• Garantia de renda mensal para os beneficiários ou para o próprio segurado em caso de acidente que resulte em invalidez.
Na prática: o que causa a ausência de um Seguro de Vida
Em média, uma família pode demorar até 05 anos para se estabilizar financeiramente após o falecimento de um dos membros da família que proviam parte da renda mensal. Sem seguro de vida, não é raro acontecer de a família ter que vender imóveis (ativos pouco líquidos), captar empréstimos, cortar o padrão de vida normal, entre outros sacrifícios. Além disso, também são comuns casos em que uma pessoa que se acidentou ficar inválido e ter que se aposentar dependendo apenas do INSS, o que causa diversos problemas financeiros futuros e possível queda do padrão de vida.
Portanto, considere contar com um Seguro de Vida e garanta que você e sua família estejam amparados em momentos difíceis. Ele não é um produto pré-formatado para todos os públicos. Cada pessoa possui diferentes necessidades, dessa forma, o contrato de seguro será moldado de acordo com seu perfil.
Entre em contato com um de nossos consultores e saiba quanto custa um seguro de vida pra você!